Sistemas de transmissão
Consiste na transmissão de torque e velocidade, produzidos pelo motor, até as rodas é realizada por todos os componentes e conjunto de componentes ao mesmo tempo.
O funcionamento da transmissão obedece a um rigoroso e preciso circuito mecânico, da geração de força até os pneus.
O motor gera a força necessária para movimentar a si ao conjunto de transmissão e o veículo. A força do motor primeiramente é transmitida ao volante do motor.
O volante do motor possui uma massa pesada para promover a cinética entre o intervalo de tempo das explosões do cilindro.
Em uma das faces está a pista de transmissão de força que vai fazer contato com a embreagem e daí por diante continuar transmitindo a força do motor até as rodas.
A embreagem contém seu principal componente, chamado disco de embreagem. O disco de embreagem é pressionado pela força do platô que o empurra contra o volante, dessa forma, todo o movimento do volante passa para o disco de embreagem.
O eixo primário da caixa de câmbio está ligado ao disco de embreagem.
No eixo primário estão às engrenagens motoras e, geralmente, correm livres encima deste eixo, isso ocorre quando marcha em ponto morto. Através do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente começando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primário.
Travada, a engrenagem transmite toda força e velocidade à engrenagem do eixo secundário, das engrenagens movidas. O eixo secundário passa a rotação e força pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as rodas do veículo.
A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de liberação da força do motor para caixa, por que o motorista pisa na embreagem, podendo assim, travar outras marchas de saída no eixo primário que irá se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundário gerando mais velocidade ao veículo.
Realizamos as manutenções preventivas e corretivas para o sistema de transmissão através dos seguintes serviços:
● Troca de kits de embreagem;
● Manutenções em câmbios;
● Identificação de falhas e substituição de semieixos, juntas homocinéticas e deslizantes;