Sistemas de alimentação
Sistema responsável por introduzir o combustível no motor, misturando-o com ar. No caso de um motor a gasolina, a alimentação é feita mediante um carburador ou através de injectores de gasolina colocados nas condutas de admissão. Fruto da introdução dos catalisadores, os sistemas de alimentação foram obrigados a eliminar os carburadores, encontrando-se agora todos os veículos movidos a gasolina equipados com sistema de injecção electrónica. No caso dos motores Diesel, o sistema de alimentação utiliza injectores de alta pressão que injectam o gasóleo directamente para dentro do motor (injecção directa) ou para uma antecâmara (injecção indirecta)..
Composto basicamente de: tanque de combustível, bomba de combustível, filtro de combustível, filtro de ar, carburador ou injeção eletrônica.
A imagem abaixo mostra um sistema de alimentação:
Os componentes que destacamos aqui são:
- Carburadores : Veículos mais antigos possuem carburador. É o componente responsável para fazer a mistura correta do ar com o combustível e enviar ao cilindro para ocorrer a queima. É considerado uma peça manual, pois para regular seu funcionamento, utilizamos chaves.
- Injeção Eletrônica: Veículos mais modernos são dotados de injeção eletrônica. Este componente tem a mesma função do carburador, é o responsável pela mistura correta do ar com o combustível e injeta esta mistura no cilindro através de “BICOS INJETORES”. Como o nome já diz, é eletrônico. Para que possamos regular a injeção eletrônica, é necessário acoplar ao veículo um computador, que faz a leitura e a regulagem do sistema.
Realizamos as manutenções preventivas e corretivas para o sistema de alimentação através dos seguintes serviços:
- Carburadores: Limpeza, embuchamentos, regulagens e calibração de carburadores de todos os fabricantes, inclusive de veículos antigos e importados;
- Injeção Eletrônica: Diagnóstico eletrônico com scanner de última geração, limpeza de bicos injetores por ultrassom, descarbonização de corpos de borboleta, busca e correção de defeitos intermitentes.