Motores
O propósito do motor automotivo é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O motor é conhecido como máquina térmica, de combustão interna ou explosão. O processo inicia quando a gasolina queima dentro do motor, gerando movimento.
O motor divide-se em três partes fixas:
No cabeçote, estão situadas as válvulas, o eixo de comando de válvulas, a câmara de explosão e as velas de ignição.
O bloco é a parte mais pesada do motor. Nele estão alojados os cilindros, onde a mistura de ar combustível é admitida, comprimida e queimada.
O cárter é uma peça que fica na parte de baixo do motor e serve como reservatório de óleo.
Peças móveis do motor:
As peças móveis do motor são aquelas que se movimentam no interior do bloco, impulsionadas pela explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros.
São elas:
Êmbolo ou pistão – peça acoplada à biela e que se desloca no interior do cilindro;
Pino de êmbolo – sua função é ligar o pistão à biela;
Biela – liga o pistão à árvore de manivelas ou virabrequim;
Virabrequim ou árvore de manivelas – coordena os tempos do motor e é ligada ao volante do motor;
Volante do motor – peça que liga o motor ao sistema de transmissão.
Motor de 4 tempos ou “ciclo de otto”
1º tempo, admissão – é o momento em que a mistura de ar e combustível é sugada para dentro do cilindro (o pistão está descendo);
2º tempo, compressão – as válvulas de admissão e escapamento estão fechadas, o pistão agora está subindo comprimindo a mistura.
3º tempo, explosão – este é o tempo em que a mistura se inflama, a vela de ignição gera uma faísca e ocorre a explosão, empurrando o pistão para baixo.
4º tempo, escape ou descarga – o último tempo para completar o ciclo: o pistão sobe e a válvula de escapamento se abre, por onde são liberador os gases e a fumaça gerados durante a queima do combustível.
Sistema a de lubrificação
O sistema de lubrificação tem a finalidade de lubrificar, vedar, limpar e refrigerar as peças móveis do motor, visando, reduzir seu desgaste e o aquecimento. O sistema é comporto dede bomba de óleo, filtro de sucção, filtro de óleo, conexões e tubulações bulbo de óleo e cárter.
Dicas
É recomendado verificar periodicamente o nível de óleo do motor, estado das correias, limpeza e troca dos filtros, nível de água do reservatório e estado de conservação das mangueiras.
Limpeza do motor
Devo lavar o meu motor? É perigoso lavar o meu motor?
A prática de lavagem do motor não é recomendada, pois o jato de água pode prejudicar o radiador, o arrefecimento do motor e acumular água. O que poderá gerar falhas no funcionamento do mesmo. O ideal, para a limpeza, é usar um pano úmido e, em seguida, um pano seco para remover as sujeiras. Além do mais, a lavagem tem efeito estético somente e não reflete em uma melhora de desempenho ou mecânica.
Realizamos as manutenções preventivas e corretivas para o motor através dos seguintes serviços:
● Retifica
● Manutenção preventiva
● Trocas de componentes
● Recuperação de perfomace.